Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 27 de Agosto de 2006 às 10:22

    Imprimir


O aniversário do prefeito Wilson Santos reuniu ontem, no Centro de Triagem do Programa Abordagem Solidária, abrigados das três unidades municipais de assistência social que atendem migrantes, moradores de rua e mendigos.

Acompanhado pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Edivá Pereira Alves, e o gerente do Programa, Antônio Soares Gomes, o prefeito visitou os alojamentos. Ele conversou com abrigados e ouviu testemunhos como do jovem Júlio Cezar Militão Neves, de 24 anos, que através do tratamento oferecido pelo programa Abordagem Solidária está se libertando da dependência química.

Usuário de crak desde os 14 anos, Júlio Cezar se perdeu no mundo das drogas e quando achava que estava no fundo do poço, depois de ser até preso, recebeu ajuda do programa. Eletricista e encanador, Júlio Cezar fez um relato de sofrimento, dor e perdas.

Ele contou que a dependência o afastou da família, pai, irmãos, mulher e filhos. Nos últimos quatro anos, segundo ele, teve apenas contatos eventuais com a família porque passava mais tempo nas ruas ou isolado num barraco que ocupou numa área de invasão. "Cheguei ao absurdo de raptar minha filha de cinco anos e consumir drogas na frente dela", contou, observando que esse ato o levou à prisão.

Júlio Cezar disse que há alguns meses, quando começou o tratamento, pesava 47 quilos. Hoje, pesando 75, Júlio César acha que ainda está com o peso abaixo do ideal para a sua altura - tem 1,84m. "Quando cheguei aqui eu estava à beira da morte, tinha quatro meses que não me alimentava, apenas fumava crak e bebia água", relatou. "Mas minha vida agora é outra, quero voltar a trabalhar e reconquistar a confiança de minha família", comprometeu-se.

Depois de agradecer a oportunidade de reunir-se em clima festivo com os abrigados, o prefeito Wilson Santos disse: "nessa casa mora Deus, o mestre dos mestres. Digo isso porque essa Casa recebe e oferece atendimento a todos sem perguntar de onde veio. Até salão de beleza temos aqui", observando. E, em tom de brincadeira, disse que até perfume o secretário Edivá manda para os alojados. "Parabéns, Edivá, pela idéia de criar esse programa", completou Wilson Santos.

Também participaram da comemoração, a primeira dama e presidente do IPDU, Adriana Bussiki, dois filhos do prefeito e parentes do casal, amigos da família, diversos secretários municipais e políticos. A celebração foi completa, com direito a bolo e o tradicional "parabéns pra você" cantado em coro por mais de 150 pessoas.

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

Criado em janeiro deste ano, em seis meses de atividades o Programa Abordagem Solidária abrigou 553 pessoas. Os agentes sociais do programa fizeram 580 abordagens em ruas, avenidas e praças de Cuiabá.

Pelo telefone social, o 0800-6021234 foram atendidas 1.451 chamadas para atendimento de adultos, crianças e idosos que estavam vivendo em condições de mendicância ou situação de risco social (exemplos: dormindo sobre calçadas ou perambulando pelas ruas).

Através do Abordagem Solidária, 51 pessoas que moravam nas ruas foram reinseridas em suas famílias em Cuiabá, cidades do interior e de outros estados. O programa também fez 42 encaminhamentos de idosos, deficientes e incapacitados para o trabalho para Benefício de Prestação Continuada(BPC), da Previdência Social.

O serviço social e psicológico do programa fez 617 atendimentos, enquanto a enfermaria realizou 1.060 procedimentos entre curativos e a administração de medicamentos prescritos, já o serviço médico atendeu 280 moradores de rua. No salão de beleza do Abordagem Solidária 512 pessoas cortaram os cabelos.

Nesses seis primeiros meses, o programa fez 514 encaminhamentos de crianças e adolescentes encontradas nas ruas aos conselhos tutelares e ao SOS Criança.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279953/visualizar/