Três etapas do Campeonato de Pesca serão realizadas no fim de semana
As inscrições custam R$ 150 e podem ser feitas até momentos antes da largada, que acontece às 7h na manhã de domingo. Além da etapa do campeonato de pesca, cada cidade preparou uma programação especial, com diversas outras atividades para o fim de semana. "Queremos concretizar e tornar este evento tradicional para incluí-lo no calendário de festa do nosso município", explica a turismóloga e presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Rosário Oeste, Luciene Bauermeister.
Em Rosário, a etapa do campeonato de pesca acontece na praia das Embaúbas, às margens do rio Cuiabá. A programação para o fim de semana inclui festival de praia e mostra de cultura popular. Durante o dia as atividades acontecem na praia da Embaúbas e depois que o sol se põe a diversão é garantida na avenida Coronel Arthur Borges, uma das principais da cidade. "Há também várias outras opções de passeios para conhecer a região. O turismo é bem diversificado em Rosário Oeste. Inclui cavernas, fazendas históricas e rios de águas cristalinas", sugere Luciene.
Já em Brasnorte, a etapa do Campeonato Estadual de Pesca acontece no Recanto do Trairão, às margens do rio do Sangue. De acordo com um dos coordenadores do evento, Neri Antônio Mayer, o maior peixe pescado no município foi uma traira de nove quilos. "Os participantes vão se divertir", aposta. Além da pesca, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer aldeias indígenas e várias cachoeiras. "O campeonato é um excelente incentivo para quem, assim como nós, está começando a desenvolver o turismo", completa.
A terceira opção é Vila Bela da Santíssima Trindade. Neste município a pesca acontece no rio Guaporé, onde há centenas de botos que mostram um balé especial para quem se aventura por um passeio pelo rio. A largada do Campeonato Estadual de Pesca será na praia Morena. "No ano passado tivemos 76 inscritos. A expectativa é superar este número. A matéria prima nós temos. Os nossos rios têm muito pintado, tucunaré, cachara e várias outras espécies", brinca o secretário de Cultura e Turismo, Elmo Souza. A programação foi incrementada com vários outros eventos esportivos incluindo vôlei, futebol e canoagem. A primeira capital de Mato Grosso tem muita história, beleza natural e um misticismo que encanta até mesmo os mais céticos.
Comentários