Ensino Médio Integrado Profissionalizante será implantado nas escolas estaduais em 2007
O projeto-piloto será desenvolvido em quatro municípios, nas seguintes unidades escolares: “Vitória Furlani da Riva” e “Ouro Verde”, (ambas localizadas em Alta Floresta), “Heronides Araújo” (Barra do Garças), “Maria de Fátima Gimenez” (Sinop) e “Elizabeth de Freitas Magalhães” (Rondonópolis). Este trabalho será desenvolvido com o apoio dos Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotecs).
Para a implantação do Ensino Médio Integrado Profissionalizante, a Seduc formará os professores que lecionam nessas escolas até o final deste ano. Já em outubro, a equipe de Ensino Médio se reúne com esses profissionais, para discutir a metodologia dos cursos e como serão aplicados.
De acordo com a assessora técnica pedagógica, Josimar Miranda Ferreira, a idéia não é só alcançar a formação técnica como também humana como um todo. “O Estado reconhece a necessidade de implantar essa modalidade, pois entende que o Ensino Médio integrado oportuniza ao aluno além da educação formal, a sua formação geral, ou seja, para a vida. Isso é importante, porque possibilita que este aluno ingresse mais facilmente no mercado de trabalho”, acrescenta.
A política de implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante nas escolas vem sendo incentivada pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil, onde vários Estados já adotaram essa política.
Demanda
Os estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizados em Mato Grosso e outros oito Estados brasileiros, apontam que 54% dos alunos que concluem o Ensino Médio, são originários de famílias com renda mensal de seis salários mínimos. Desta forma, é possível concluir que, parte dos grupos sociais antes excluídos, têm agora oportunidade de continuar os estudos após o término do Ensino Fundamental.
Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que nos últimos anos o Estado apresentou intenso crescimento econômico quando comparado às outras unidades da Federação, havendo hoje boas oportunidades de emprego nos setores de comércio, serviços, turismo, saúde, agropecuária e extração vegetal.
“Por esta razão, com base nesses números e, para atender a demanda de crescimento econômica e social do Estado, é que o governo do Estado vem investindo cada vez mais no Ensino Médio Profissionalizante”, finaliza a técnica da Seduc.
Comentários