Ex-combatentes da FEB são agraciados com Ordem do Mérito MT
Os pracinhas da FEB participaram da Segunda Guerra Mundial quando o Brasil enviou uma força militar de 25 mil homens para a Itália. De Mato Grosso 118 soldados retornaram da guerra junto com outros cinco de Mato Grosso do Sul depois de enfrentar inúmeras batalhas e frio europeu em julho de 1944 na guerra contra o nazismo.
Com muito orgulho os pracinhas receberam a Comenda que afirmam ser mais uma demonstração de consideração e respeito à memória brasileira. Mesmo com dificuldade, aos 90 anos, o veterano Norberto Ferreira Coelho ainda encontra vitalidade para agradecer e lembrar dos fatos vividos junto com os companheiros. “É com muita alegria e satisfação que recebemos esse presente do Estado. Ficamos felizes por ver que ainda somos lembrados”, afirmou ele junto com o companheiro de batalhas Lício Gomes Ferreira Mendes, 83 anos.
Receberam também a Comenda os pracinhas Aleixo Marcelo Campos (84), Antônio Dias de Moura (86), Feliciano Moreira Costa (84), Ismael da Costa Neves (85), Rafael Fortunato de Campos (85) e Zeferino Santana Ribeiro (85).
O general de brigada da 13ª Brigada, Carlos Alberto dos Santos Cruz, destacou a homenagem aos pracinhas como mais um esforço na preservação da história de quem lutou pelo País e no valor que cada um dos soldados, independentemente da patente, merecem pelos trabalhos executados.
O governador recebeu de presente de familiares do pracinha Antônio Dias de Moura, o cabo Moura da Infantaria, o livro “As aventuras do pracinha pantaneiro”, que homenageia os pracinhas sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. “No livro tentamos mostrar a história desses combatentes e a importância da luta de cada um, das histórias, junto com a força do homem pantaneiro”, relatou a autora do livro Vera Maria Moura Mendes.
“É mais uma forma do Estado demonstrar o respeito ao trabalho desses soldados valorizar a preservação da história de cada um deles”, afirmou o governador. A Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso é conferida a pessoas que tenham prestado notáveis serviços ao país ou Estado; aquelas que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído num exemplo para a coletividade; e também as personalidades que tenham contribuído para o realce do nome do Estado, no país ou exterior.
História
Nesta semana, o Arquivo Público do Estado abriu uma exposição em homenagem aos ex-combatentes da FEB.
Na exposição serão expostos objetos utilizados pelos ex-combatentes como fardas, boinas, kits de higiene, medalhas entre outros, além de fotografias, documentos e jornais da época. Parte do que será exposto foi doado pelas famílias dos veteranos, como a família do segundo tenente aposentado Domingos Sarubbi, já falecido. O material também foi reunido com a ajuda do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.
A data da exposição foi escolhida para a abertura da exposição por ser o dia da chegada dos combatentes em solo brasileiro depois de mais de um ano de combates na Itália, em 1945. No efetivo dos mato-grossenses que embarcaram para a 2ª Guerra Mundial, havia pracinhas de Poconé, Rosário Oeste, Poxoréu, Acorizal, Cuiabá e outras cidades do Estado e de municípios que hoje estão em Mato Grosso do Sul.
A exposição ficará aberta até o dia 31 de agosto (quinta-feira), no horário comercial, das 8 horas às 18 horas. O Arquivo Público está localizado na avenida Getúlio Vargas, n.º 451, no Centro de Cuiabá.
Participaram da homenagem aos pracinhas os secretários de Administração, Geraldo de Vitto, Yênes Magalhães, de Planejamento, secretários-adjuntos de Administração, Paulo Roberto Silva; de Planejamento, Arnaldo Alves.
Comentários