Projeto Cinema Circulante visita duas comunidades
A sessão de cinema iniciará com o curta Xadrez das Cores (2004), dirigido por Marco Schiavon. A trama aborda o preconceito racial vivido entre Cida (negra, empregada doméstica) e Maria (branca, patroa). Por causa de sua sobrevivência, Cida engole seco todas as investidas de Maria, até que decide se vingar por meio de um jogo de xadrez. Zezeh Barbosa, Mirian Pyres e Anselmo Vasconcelos integram o elenco.
Logo após, será exibido Abril Despedaçado (2001), sob a batuta de Walter Salles. O enredo toma lugar no sertão brasileiro, onde Tonho Breves é impelido a vingar a morte de seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias por posse de terra.
Por conta disso, Tonho sofre perseguição por um membro da família rival, como reza o código de vingança daquela região. Instigado pelo irmão menor Pacu, começa a contestar essa perspectiva de vida. E nesse instante, dois artistas de um circo itinerante cruzam o seu caminho. Com Rodrigo Santoro e Luiz Carlos Vasconcelos.
O projeto Cinema Circulante recebe apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Mais informações no site da AMAV/ABD-MT: www.amav.org.br.
Comentários