Participantes do Fonacriad vão conhecer o Centro Sócio Educativo
Localizado no Centro Integrado de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Cuiabá – Complexo Pomeri -, o Centro é composto por três unidades na capital, atendendo em média 236 adolescentes por mês e possui um quadro funcional de 239 servidores.
Sua função é garantir a reintegração de adolescentes em conflito com a lei realizando atendimento multidisciplinar e promovendo a construção da cidadania. O Centro Sócio-Educativo é composto por uma Unidade de Internação Provisória Masculina, destinado à contenção protetora de adolescentes, pelo prazo máximo de 45 dias.
Nesse local são atendidos adolescentes do sexo masculino, de 12 a 18 anos, durante o período que permanecem na unidade e ficam à disposição da Justiça para entrevista, audiências e agilização dos processos. Atualmente essa unidade atende mensalmente uma média de 56 adolescentes.
Na Unidade de Internação Masculina é feito o atendimento de Privação de Liberdade para adolescentes dos 12 a 18 anos, e excepcionalmente até os 21 anos, do sexo masculino, encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude. Essa unidade atende uma média mensal de 170 adolescentes.
O Centro possui ainda uma Unidade de Internação Provisória e Internação Feminina que atende adolescentes de 12 a 18 anos, do sexo feminino, que estão cumprindo Medidas Sócio Educativa de Internação e o programa de Internação Provisória. Essa unidade atende atualmente uma média mensal de 10 adolescentes.
A partir de uma proposta pedagógica o Centro Sócio Educativo executa nessas unidades o atendimento de saúde física, mental e odontológica, social e psicológica e atividades pedagógicas e profissionalizantes como arte-terapia, música, teatro, cultura, esporte, lazer e espiritualidade.
Além disso, são desenvolvidos trabalhos com as famílias, visando à educação e proteção desses adolescentes, através de Programas de Qualificação e Geração de Renda.
Já o programa de Atendimento a Egressos da Internação está sendo implementado com uma equipe de atendimentos multidisciplinares, e com encaminhamentos de adolescentes a cursos profissionalizantes ministrados através de convênios com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), e encaminhados ao mercado de trabalho.
PROGRAMAÇÃO – Após a visita ao Centro Sócio Educativo os participantes do FONACRIAD retomam os trabalhos no Fórum às 10:30 horas com a reunião da plenária quando será discutida a Gestão dos Trabalhos Desenvolvidos pelo FONACRIAD no exercício 2005/2006.
Na parte da tarde às 14 horas a plenária volta a se reunir para a sistematização dos trabalhos produzidos durante o fórum e, em seguida, acontece a eleição e posse da nova gestão do FONACRIAD, para o exercício 2006/2007.
Às 17 horas, os trabalhos serão concluídos com avaliação e elaboração de um documento que será encaminhado ao CONANDA e às 18 horas acontece o encerramento do fórum. O XXXVII FONACRIAD está sendo
Comentários