Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 00:32

    Imprimir


Londres, 24 - O Conselho Internacional de Grãos (CIG) reviu para baixo sua estimativa para a produção mundial de trigo na safra 2006/07. De acordo com a entidade, a colheita vai totalizar 593 milhões de toneladas, o que significa um recuo de 3 milhões de toneladas em relação ao relatório divulgado em julho. O volume também é 25 milhões de toneladas inferior ao apurado no ano passado.

A União Européia puxa as perdas. De acordo com o CIG, o bloco deve produzir 131,4 milhões de toneladas de trigo em 2006/07, o que significa um corte de 4,9 milhões de toneladas em relação à estimativa passada. O conselho aponta ainda uma redução de 6,7 milhões de toneladas na comparação com a safra 2005/06. As altas temperaturas no continente, com impacto direto na produtividade, foram apontadas como principal razão para a queda.

Em contrapartida, o CIG aumentou em 2 milhões de toneladas a estimativa de produção para a safra 2006/07 da China. O país asiático deve produzir cerca de 100 milhões de toneladas de trigo no período. O crescimento, contudo, não é suficiente para compensar as perdas na União Européia e em outros países.

A entidade também reduziu em 1 milhão de toneladas a estimativa para os estoques finais do cereal no mundo, para 117 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado vai significar um decréscimo de 18 milhões de toneladas em relação aos estoques de passagem da safra 2005/06.

A maior parte da redução vai acontecer nos cinco maiores exportadores mundiais. De acordo com CIG, o volume estocado nesses países vai fechar a safra em 38 milhões de toneladas, 5 milhões a menos do que o estimado no mês passado. As informações são da Dow Jones.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280618/visualizar/