Anvisa abre consulta pública sobre alteração em rótulos de genéricos
Segundo a gerente de Medicamentos Genéricos da Anvisa, Fernanda Simioni, o objetivo da mudança é facilitar a identificação na hora da compra. “Hoje, o medicamento genérico é identificado pala faixa amarela e pelo G de genérico na caixa. Então, para facilitar a identificação vamos colocar, também, o nome comercial.”
A aposentada Angélica Pereira, que mora no Guará (DF) acredita que a medida vai trazer mais credibilidade na hora da compra dos medicamentos genéricos. “Vai facilitar e muito. Muitas vezes eu vou comprar um genérico e fico em dúvida”, concluiu Angélica.
Já a endocrinologista Hermelinda Predrosa, garante que, “além de inserir o nome de grife no rótulo do medicamento genérico, é preciso fiscalizar sempre o princípio ativo para que o paciente saiba, realmente, o que está comprando.”
Após a publicação da nova regra as empresas responsáveis pelos medicamentos genéricos terão até 18 meses para adequar as embalagens. As sugestões para a alteração dos rótulos podem ser enviadas, por qualquer pessoa, pelo endereço eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Comentários