Varanda do turista orienta o visitante da Secretaria de Turismo
A secretária Yêda Marli Oliveira Assis ressaltou que o espaço foi recriado, pois já existia há muitos anos, especialmente para receber e orientar o turista. “Antes tínhamos apenas uma pessoa que atendia o turista, agora temos um espaço dedicado especialmente para desenvolver este trabalho. A varanda é espaçosa e decorada com artesanato local. Procuramos dar a cara de Mato Grosso. Além das informações, o visitante ainda pode aproveitar o conforto e a beleza do prédio que faz parte do Centro Histórico de Cuiabá”.
Na varanda o próprio turista pode escolher a folheteria que lhe interessa. Tudo está organizado e separado por pólos em compartimentos instalados na parede. Cerrado, Amazônia, Pantanal e Araguaia. Cada um deles oferece cartões de pousadas, hotéis e também dicas de passeio. A estagiária do curso de turismo, Thais Cardoso Tobias, fala fluentemente dois idiomas e também atende aqueles que falam espanhol. “Falar outras línguas é um pré-requisito básico para executar este serviço”, avalia.
Ela conta que além das informações sobre os quatro pólos e as dicas de passeios, também mostra ao visitante todos os departamentos da secretaria que está instalada no Centro Histórico de Cuiabá. “O prédio já é uma atração turística”, diz a estagiária.
Ela aproveita para pedir aos empresários do trade de turismo de Mato Grosso que tragam folheteria para a varanda do turista. “É uma oportunidade de divulgar o empreendimento e também de mostrar o produto ao visitante. Para nós é importante ter várias opções para oferecer”, explica.
Thais também conta que há vários projetos para o futuro. A varanda já tem uma tv e um vídeo instalados para que os visitantes tenham acesso aos filmes de algumas regiões. “É melhor que o papel”, avalia a estagiária. “Envolve e desperta a curiosidade de quem está assistindo”.
Mais informações sobre a Varanda do Turista pelo fone (65) 3613-9300
Comentários