Umidade do ar chega a 12% em Cuiabá
O assessor técnico Joelson Rocha, da Defesa Civil, disse que apesar da baixa umidade não será decretado estado de emergência porque essa situação é usual. "Não vemos necessidade. A baixa umidade vem em função de um período de estiagem que sempre enfrentamos. Este ano não está diferente do ano anterior", explica o assessor. Segundo ele, o índice de 12% da umidade foi registrado entre 13h e 14h no centro de Cuiabá. "Mas depois aumentou o índice", disse Joelson, revelando que em uma nova medição feita esta manhã apontou 70% de umidade relativa do ar.
Recomendações
A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
Os alertas informam também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Comentários