Polêmico “Banheiro, Bosques e Afins” será exibido no próximo Domingo
O vídeo narra a história de um homem (propositalmente sem nome) que reprime seus verdadeiros valores para ser aceito nos padrões moralista de uma sociedade preconceituosa. “Ele surgiu da minha vontade de mostrar uma realidade vivida por muitos homens que não têm coragem de assumir a sua verdadeira identidade. Revelar sua face perante a nossa sociedade machista e paternalista”, revela J. Tomaz.
Além de ocasionar a discussão, o videomaker ainda lembrou que o vídeo ganha maior mérito por ser resultado de um projeto promovido por alunos e ex-alunos do Curso de Comunicação Social da UFMT. Tomaz, integrante do Núcleo de Práticas Audiovisuais (NPAV) 3 Tabelas, apresentou o roteiro para o grupo que logo aceitou a empreitada. O processo de captação de imagem foi realizado ao longo dos finais de semana do mês de maio e concretizado com maior agilidade que os anteriores. Logo em seguida, o material foi encaminhado para pós-produção. “Foi bem rápida esta produção. Resultado da experiência que vem sendo adquirida pelo 3 Tabelas”, comenta o diretor e roteirista.
Superação
Sobre as dificuldades, a financeira se destaca como a principal, porém não tem impossibilitado as produções do grupo. Para “Banheiros, Bosques e Afins” foram aproveitadas locações públicas, como o Morro da Luz e o banheiro da própria UFMT. O elenco, assim como toda equipe, trabalhou gratuitamente para o projeto. Da mesma maneira, têm sido realizados os roteiros do NPAV 3 Tabelas, nos seus quase quatro anos de existência.
Este ano, o grupo intensificou o trabalho. Já são dois vídeos finalizados, outros dois em processo de pós-produção, um sendo produzido e mais cinco roteiros em estudo. Quanto a aceitação do polêmico vídeo, Tomaz diz torcer para todos agirem com naturalidade ao assisti-lo, mas sabe que pode causar estranhamento. “Não se vê todo dia dois homens se beijando em um parque no centro da cidade”, ironiza.
Para aqueles que quiserem conferir o interessante trabalho, “Banheiros, Bosques e Afins” será exibido a partir das 18 h, no auditório da Livraria Janina do Shopping Pantanal. A entrada é gratuita e os presentes terão a oportunidade de assistir à curtas do acervo do Cine Coxiponês.
Sobre o Diretor
J. Tomaz é fotografo profissional há 6 anos. Participou do XXII Salão Jovem Arte Mato-grossense, como artista integrante. Como fotógrafo trabalhou no Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres (2005), nos vídeos “Alves de Oliveira”, de Caroline Araújo, e “Uma Viagem Pela Estrada”, de Ana Claudia Simas. Já dirigiu dois vídeos: “Saias” e “Por Aí” – este participou do 13º Festival de Cinema de Cuiabá. Contatos: 65 8402-8761 (J. Tomaz) 65 9967 1715 (Patrícia Alcântara – Assessoria) - Favor não divulgar os telefones
Comentários