Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 23:59

    Imprimir


A Justiça Eleitoral do Piauí proibiu hoje a utilização do boneco "PiTóquio" em comícios e nos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV do Estado. O boneco é uma caricatura do presidente Lula com barba e nariz grande, numa alusão ao personagem Pinóquio, que simboliza a mentira.

O "PiTóquio" foi um presente do senador Heráclito Fortes (PFL/PI), coordenador da campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), ao senador Mão Santa, candidato do PMDB ao Governo do Estado, em comício em Parnaíba no último sábado. Heráclito, que no mesmo dia anunciou apoio à Mão Santa, informou que o boneco representava "as mentiras do PT" e que um milhão deles seriam distribuídos em todo o País.

A proibição foi do juiz eleitoral Othon Lustosa, que integra a Comissão de fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE do Piauí. De acordo com o juiz, o boneco "atenta contra a honra do Partido dos Trabalhadores" e caracteriza uma propaganda eleitoral irregular.

A ação foi impetrada pela assessoria jurídica do governador Wellington Dias, candidato do PT à reeleição, alegando que o boneco ridicularizava o partido. "A argumentação que foi acatada pelo juiz foi de que o boneco atingia a honra do PT, ao vincular a imagem de um personagem universal que representa a mentira ao Partido dos Trabalhadores", explicou o advogado Ivaldo Fontenele, advogado do PT. Na sentença, o juiz determina que, em caso de desobediência, o programa eleitoral será retirado do ar e o candidato será multado. Rádio Lustosa também determinou hoje o fechamento da Rádio Difusora de Teresina por um período de 48 horas por propaganda eleitoral irregular. É a terceira vez que a Justiça Eleitoral ordena a suspensão dos programas na rádio. O juiz entende que o programa "Plantão Policial" utiliza o espaço para beneficiar adversários do PT.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280955/visualizar/