Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 16 de Fevereiro de 2013 às 13:29

    Imprimir


Operação deflagrada pelo Ibama evitou, na última segunda-feira (11), o desmatamento de 200 hectares de floresta em uma área de assentamento, situada no município de Brasnorte (579 km a noroeste de Cuiabá). Na ocasião, dois tratores de esteira, que se valiam também do “correntão” para derrubar as árvores, foram apreendidos pelos fiscais.

Conforme análises de geoprocessamento, cinco hectares de floresta chegaram a ser derrubados.

Os lotes onde foram realizados os flagrantes haviam sido adquiridos – de forma duvidosa – por um proprietário rural de Campo Novo do Parecis. Segundo o Ibama, a finalidade dele em promover o desmate seria o plantio de soja.

O processo de derrubada das árvores havia começado um dia antes da ação dos fiscais – que continuam com as vistorias em áreas de floresta localizadas dentro do perímetro da Amazônia Legal.

Os proprietários dos bens apreendidos e da área prejudicada foram autuados pelo Ibama.

A Operação “Onda Verde” não tem prazo para terminar e contará com cerca de 30 servidores de outros estados. Dados de satélites com maior precisão também serão utilizados.

De acordo com o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, a ação fiscalizatória, executada em pleno período de Carnaval, surpreendeu muitos moradores da região. Segundo ele, a presença ostensiva deverá evitar o desmatamento da vegetação nativa e também servirá para monitorar as áreas embargadas anteriormente.

A operação “Onda Verde” não tem prazo para terminar e contará com cerca de 30 servidores de outros estados.

O combate ao desmatamento será o foco principal do Ibama em 2013. No ano passado, 1.138 mil autos de infração foram aplicados em Mato Grosso. (HF)




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28101/visualizar/