Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 14:20
Por: Alessandra Saraiva

    Imprimir


A tentativa do presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), de exigir que os aliados nos Estados citem o nome de Geraldo Alckmin no horário eleitoral, parece não ter dado certo no Rio de Janeiro. O candidato tucano Eduardo Paes, em quarto lugar na última pesquisa Ibope (divulgada em 18 de agosto) começou seu programa nesta quarta-feira, 23, falando sobre problemas de segurança pública.

Em nenhum momento Paes citou o nome de Alckmin como candidato à Presidência da República, e terminou seu horário enunciando suas propostas para combater os problemas de criminalidade e violência no estado, principalmente os relacionados a tráfico de drogas.

Já o candidato Sérgio Cabral (PMDB), em primeiro lugar nas pesquisas, não enfocou nenhum outro nome além do seu, em seu programa eleitoral. Com o mais extenso horário de propaganda entre os candidatos ao governo do Rio, Cabral escolheu a educação como tema.

Além de tecer elogios a uma escola da rede estadual, no município fluminense de São Sebastião do Alto, considerada modelo pelo candidato, Cabral defendeu a implementação de Centros de Técnicos Profissionalizantes. O candidato citou a Lei do Passe Livre, elaborada por ele, que permite que estudantes e idosos não paguem passagens em transporte público.

Em segundo lugar nas pesquisas, o candidato ao governo do estado pelo PRB, senador Marcelo Crivella, adota estratégia diferente de Cabral em seu programa eleitoral, e insiste na associação de sua imagem com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o apóia no Estado.

Crivella usou imagens da participação de Lula no comício do senador na Cinelândia, em 11 de agosto, e ressaltou, novamente, que o voto nele "é um voto pela harmonia" com a Presidência da República.

Embora seja do mesmo partido que o presidente Lula, a associação com a imagem do presidente petista não foi usada em nenhum momento por Vladimir Palmeira - que também tem imagens do presidente participando de seu comício, realizado no mesmo dia em que Crivella realizou o dele. Com 1% das intenções de voto, na última pesquisa Ibope, Palmeira preferiu, em seu programa, debater a questão da violência no estado. O petista criticou o "Caveirão", veículos blindados e armados que entram nas favelas com objetivo de combater o tráfico de drogas.

Já a candidata pela coligação Unir para Mudar (PV- PPS - PFL), a juíza e deputada federal Denise Frossard, voltou a lembrar sua atuação no Judiciário, no combate ao crime, e defendeu uma atuação mais firme no combate à criminalidade que, na avaliação da candidata, tem paralisado outras áreas do estado.

Denise citou como exemplo hospitais que, às vezes, são obrigados a fechar as portas devido à violência. Na última pesquisa Ibope,a candidata estava em terceiro lugar nas intenções de voto ao governo do estado.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281053/visualizar/