Affonso Romano de Sant'anna confirma presença na Literamérica
Devido à qualidade das produções dele, o autor venceu no início do mês de agosto, o Prêmio Jabuti, na categoria “poesia” com o livro “Vestígios”, da editora Rocco. Essa é a 48ª edição do prêmio Jabuti, que teve 2.074 livros inscritos.
Affonso Romano, um dos mais conceituados escritores brasileiros, cursou a faculdade de Letras de Belo Horizonte e trabalhou em Bancos e em Jornais para custear seus estudos universitários. Em 1962 lançou seu primeiro livro “O Desemprego da Poesia”. Em 1965, deu cursos de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia e lançou no Brasil seu primeiro livro de poesias “Canto e Palavra”.
Em 1968 participou como bolsista do International Writing Program, na cidade de Lowa, dedicado a jovens escritores de todo o mundo. Foi professor de Literatura na Universidade de Colônia - na Alemanha, e na Universidade Aix-en-Provence, na França.
No ano de 1984, assumiu no "Jornal do Brasil" a coluna anteriormente escrita por Carlos Drummond de Andrade. No ano seguinte, publicou seu primeiro livro de crônicas – “A Mulher Madura”.
Já em 1990 foi nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, cargo que ocupou até 1996. É cronista do jornal "O Globo" e tem participação em programas da TV Globo onde cria um novo gênero que mistura literatura e jornalismo.
A Literamérica está sendo organizada pela cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais.
Prêmio Jabuti
Instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958, é o mais importante prêmio literário do País. Mobiliza, anualmente, editores, autores, gráficas, tradutores, capistas, ilustradores, produtores editoriais, livreiros e a mídia geral e especializada. São selecionados três finalistas em cada uma das 19 categorias e, depois, escolhido um vencedor.
Comentários