Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 17:35

    Imprimir


Regra fundamental de segurança: toda vez que for necessária a realização de um serviço na rede de energia elétrica, a Cemat precisa ser consultada antes por meio do call center para que seja analisada a natureza do serviço, e, se necessário, um técnico da Empresa visitará o local. Dependendo da dimensão do trabalho é necessário fazer desligamento da rede para ter segurança garantida.

Acidentes envolvendo postes são comuns e via de regra ocorrem após batidas de carros. Caso haja fio caído sobre o automóvel, a dica é não sair. Outra recomendação do engenheiro eletricista da Cemat, Marcelo Soares, é a verificação sobre cabos rompidos, principalmente os sem isolação. “Jamais se deve tocar os cabos. Imediatamente é preciso sinalizar o local do acidente e acionar os bombeiros, a Cemat e a SMTU”, orienta.

Ainda na rua, outras recomendações básicas são de não deixar as crianças soltarem pipas em locais próximos à rede, não fazer poda de árvores com galhos encostados na rede elétrica (dever ser solicitada à Cemat). Fogos de artifício perto da rede elétrica são outro perigo.

Cuidados com a rede de energia também devem ser tomados nas obras de construção civil. As dicas básicas são:

· Antes de construir ou reformar próximo da rede elétrica, é necessário verificar se não há situações perigosas por perto;

· Ao manobrar materiais metálicos, como barras de ferro, trilho de cortinas ou antenas, é preciso manter distância segura da rede elétrica;

· Manter a fiação longe do contato com a água;

· Evitar deixar os fios elétricos espalhados pelo chão sem proteção;

· Não operar máquinas de grande porte, como guindastes ou betoneiras quando houver riscos de tocar a rede elétrica.

Portanto, antes de realizar um serviço (fachada, refletores, etc..) próximo à rede de tensão, fale com a Cemat pelo 0800 6464 196. A ligação é gratuita nas 24 horas do dia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281316/visualizar/