Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 21:23

    Imprimir


Máxima eficiência operacional na safra 2006/2007 é a principal recomendação dos pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso para os produtores rurais. Segundo eles, a qualidade de gestão se tornará mais relevante do que nas safras anteriores. A próxima safra exigirá qualidade total em todas as operações dentro e fora da propriedade.

Para conseguir bom resultado de produção e de colheita é preciso percorrer caminhos que envolvem todos os processos técnicos. Ciente sobre a importância da tecnologia que deve ser aplicada é que a Fundação MT, realiza de 21 de agosto a 1º de setembro, o Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2006 nos principais municípios produtores de Mato Grosso e de outros estados vizinhos. Esses assuntos nortearão os temas da palestras no evento.

O diretor-superintendente da Fundação MT, Dario Hiromoto, abordará em sua palestra sobre as tecnologias importantes a serem empregadas em condições de extrema dificuldade. Para ele, o modelo de gestão para a próxima safra exigirá cuidado redobrado. “Tudo que fizer na próxima safra terá de ser muito bem feito”.

Alexandre Mendonça de Barros, doutor em economia aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), consultor convidado, falará sobre a política macroeconômica do Brasil. “Procurarei elucidar por que o Banco Central vem agindo de forma a manter a taxa de juro alta e suas implicações sobre a taxa de câmbio do país”.

A partir dessas e de outras considerações do cenário econômico, Barros falará também sobre as mudanças relevantes nos mercados agrícolas decorrentes do atual crescimento dos investimentos em bionergia. Segundo o economista, a otimização de recursos produtivos é uma das alternativas para a retomada da alta produtividade.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração para a próxima safra é quanto o manejo, adubação e nutrição do solo. “Discutiremos com os produtores as principais dúvidas que antecedem o plantio quanto a adubação e nutrição da cultura da soja, buscando indicar os fundamentos e os princípios para as tomadas de decisão que são de responsabilidade do produtor e da sua equipe técnica”, diz Leandro Zancanaro, coordenador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT.

Os critérios relevantes no processo de escolha de cultivares no atual cenário serão apontados por Dario Hiromoto e Sérgio Suzuki, ambos da Fundação MT . De acordo com os pesquisadores a escolha das cultivares e o posicionamento delas interfere em todo o processo produtivo. “O exercício para escolha é um quebra-cabeça muito importante para o resultado final. É preciso escolher bem cada uma das peças antes de iniciar o plantio”, destaca Hiromoto.

A ferrugem da soja, principal doença da cultura, também será tema de palestra no Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2006. O pesquisador Fabiano Siqueri, da Fundação MT, apresentará as recomendações para que a ferrugem da soja não seja a grande vilã da próxima safra. “A ferrugem é uma das mais complexas doenças da sojicultura. O controle da doença se dá com otimização da gestão da propriedade”.

Todos esses assuntos permitirão aos participantes do evento se informarem sobre as prerrogativas para o sucesso da safra 2006/2007 e a viabilidade da próxima safra antes do plantio. “O evento está intimamente ligado à sobrevivência e a continuidade da agricultura no Mato Grosso”, considera Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT.

O primeiro dia do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2006 acontecerá em Rondonópolis, no período matutino, a partir das 07h30 no Centro de Eventos Ipê e em Primavera do Leste, no período noturno, a partir das 18h00, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste. A equipe técnica percorrerá dois municípios por dia levando informação certa e no momento exato para os produtores rurais.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281634/visualizar/