Sessão itinerante discutirá acessibilidade da pessoa com deficiência
Durante a sessão, que terá a participação dos parlamentares, autoridades e sociedade em geral, será apresentado o projeto de lei com a reformulação do Conselho Municipal da pessoa com deficiência.
A acessibilidade representa a possibilidade de alcance, em condições de segurança e autonomia pelo cidadão que apresente algum tipo de deficiência ou capacidade de locomoção reduzida dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação.
Todo o processo de acessibilidade e que garante esses direitos está na legislação e podem ser destacadas por meio das leis 10.048, de oito de novembro de 2000 e a de número 10.098, de 19 de dezembro de 2004.
A sessão itinerante que foi solicitada pelo vereador Mário Lúcio (PV), começa no dia 21 e segue até o dia 28 com extensa programação. Conforme justificativa do pedido, haverá cobrança e postura de toda a sociedade, no sentido de reconhecer que a acessibilidade não é uma necessidade individual, mas coletiva e independente de deficiências as pessoas envelhecem e estarão sujeitas a sofre acidentes em locais inacessíveis ou com barreiras.
Na programação do evento ainda consta uma mobilização da acessibilidade em comemoração a 42ª Semana da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 16 horas.
Comentários