Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 08:16
Por: Ângela Fogaça

    Imprimir


Neste domingo, será inaugurado em Colíder, o Núcleo de Criadores de Avestruzes Reprodutores do Norte de Mato Grosso. Devido ao clima, precipitação pluvial anual e facilidade no cultivo de forrageiras apropriadas para a criação, Mato Grosso tem registrado grande crescimento no setor de estrutiocultura.

Vinte criadores se uniram para formar o núcleo e vão dividir o mesmo corpo de funcionários, energia elétrica, veterinário, e terão total assistência técnica da Cocamat (Cooperativa dos Criadores de Avestruz e Agropecuária de Mato Grosso).

Só Notícias apurou que a região foi escolhida por uma questão de logística: fica próximo à incubadora coletiva da cooperativa e à fábrica de rações especializada em nutrição de avestruzes. Só este núcleo tem potencial para estar entregando 10 mil cabeças para o abate anualmente.

O estruticultor de Sinop Kleber Morales de Lima explicou que, "no início, a postura destes nossos 500 casais ainda será modesta, mas estamos trabalhando com variabilidade genética, o que conferirá uma alta qualidade dos filhotes advindos destes reprodutores. São aves descendentes de reprodutores do Arizona-EUA, África do Sul, e da região de Sevilha na Espanha. Estamos muito contentes com os resultados obtidos e agora em grupo podemos competir de igual para igual".

Almir Rocha (mais experiente criador na região de Colíder e presidente da Cocamat), afirmou que muito em breve começarão as construções do frigorífico próprio para o abate destes animais que ocorrerá no segundo semestre de 2007, para assim abater os animais que estão começando a nascer agora. O curtume para o processamento das peles será construído logo em seguida.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281818/visualizar/