Prefeitura faz integração do sistema de compras e licitação
De acordo com o secretário municipal de Administração, Márcio Antão Canterle, a iniciativa garante um maior controle dos gastos de cada secretaria. O secretário considera ainda que o sistema também torna o processo de solicitação de despesa muito mais ágil. “O servidor que esteja devidamente cadastrado, com login e senha, pode acompanhar o saldo orçamentário da secretaria em que atua em tempo real, sabendo, assim, se há dotação orçamentária para a despesa solicitada”.
Como funcionava o sistema - Quando o sistema funcionava de maneira isolada o processo de solicitação de despesa ficava amarrado em uma série de etapas burocráticas. Primeiro o memorando que solicitava a despesa seguia para o departamento de compras, onde era feito a cotação. Sendo aprovado o pedido era emitido uma requisição à contabilidade para empenho, onde era feito o controle da dotação orçamentária da pasta.
Apesar de manter a necessidade de apresentação da assinatura do secretário na solicitação de despesa, o novo sistema permite que o processo receba acompanhamento online. No final do expediente, por exemplo, o departamento de compras pode verificar todas as solicitações de despesas originadas naquele dia. As secretarias com sede fora do prédio do Paço Municipal têm acesso ao novo sistema por meio da internet.
O diretor do departamento de Planejamento, Jair Belani Brugnera, informa às empresas que fornecem materiais ou prestação de serviços à Prefeitura, que desde a implantação do novo sistema as tradicionais requisições são substituídas pelas NADs, que são as notas de autorização de despesas.
Comentários