Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 10:27

    Imprimir


Cuiabá realiza hoje e amanhã o “Seminário de Hidrometração Individualizada em Prédios”, cujo principal objetivo é debater sobre a instalação de hidrômetros individuais em prédios, medida que está em estudo pela Sanecap para ser aplicada na Capital.

Promovido pela Sanecap em parceria com a Agencia Nacional de Águas, (ANA), o seminário trará experiências de outros estados com a medição individualizada, cujas principais vantagens são a redução dos preços das contas de água dos condôminos e o combate ao desperdício. O seminário acontece no auditório da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), no Centro Político Administrativo.

Com o tema “Medição Individual, ganho coletivo”, o evento reunirá engenheiros, gestores públicos, síndicos, mestres-de-obras, corretores de imóveis e autoridades de outros estados.

Segundo a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, a medição individualizada já é uma tendência em todo o Brasil, pois os condôminos estão mais conscientes. “Esses consumidores não querem mais pagar pelo mau uso, inadimplência ou desperdício cometido pelo vizinho ao lado”, observou ela, destacando que o objetivo do evento é justamente trocar experiências com representantes de outras cidades em busca de alternativas para Cuiabá.

A racionalização do uso da água em prédios será o tema da palestra a ser proferida pelo superintendente de Tecnologia e Capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA), Eduardo Felipe Cavalcante Corrêa de Oliveira, que tratará da normatização, dos benefícios sócio-econômicos, da gestão condominial e das perspectivas e desafios do uso racionalizado de água nos edifícios.

O seminário trará também relatos de experiências com a medição individualizada realizadas em Goiânia e São Paulo, onde o sistema é usado há mais tempo. O consultor da SAPPEL, Adalberto Cavalcanti apresentará casos em que a medição individualizada foi implantada, as vantagens, as alternativas de cobrança e as soluções técnicas necessárias. O consultor da LAO Indústria, Marcos Sartori, fará um balanço dos 10 anos de experiência da empresa com este tipo de medição.

A gerente de Arrecadação da Saneago, Lívia Mello, tratará dos procedimentos, exigências, padrões, vistorias e a documentação necessária para o procedimento em sua palestra sobre os aspectos comerciais e operacionais da medição individualizada de água em prédios, na qual apresentará a experiência do estado de Goiás.

Em Cuiabá o condomínio Dunas do Areão, no bairro da Lixeira, é o único a utilizar a medição individualizada, tendo apresentado uma redução de 23% no consumo de água. A experiência deste condomínio será apresentada pela presidente da Sanecap, Eliana Rondon.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281986/visualizar/