Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 02:41

    Imprimir


A menor filhote de panda gigante da história, que nasceu pesando apenas 50 gramas, continua lutando pela vida, depois de ser abandonada pela sua mãe, uma semana após o parto, informa hoje a imprensa chinesa.

A panda é um dos gêmeos nascidos nos últimos dias no Centro de Pesquisa e Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, na província sudoeste de Sichuan. Atualmente ela está numa incubadora, onde já engordou 30 gramas.

Segundo os criadores, os espécimes que nascem com menos de 80 gramas têm muito poucas possibilidades de sobreviver. Eles são muito pequenos para conseguir se agarrar aos mamilos de suas mães.

No entanto, a paciência dos criadores, que passam horas tentando de alimentar a filhote com uma mamadeira, tem tornado possível, por enquanto, o "milagre".

"De qualquer forma, não poderemos dizer que tivemos sucesso até ela completar seis meses", explicou Wang Chengdong, diretor da reserva, em declarações publicadas pela agência estatal "Xinhua".

O especialista lembrou que, em 1993, os veterinários do centro conseguiram manter com vida uma bebê panda chamada Eryatou ("segunda menina"), que pesou 61 gramas ao nascer. Na semana passada, ela foi mãe pela quarta vez, embora seus outros três filhotes não tenham sobrevivido.

Doze pandas gigantes nasceram este verão na China, quase todos com peso acima da média, que é de 90 a 200 gramas, graças à melhora das técnicas de inseminação artificial.

Os cientistas esperam atingir o objetivo de pelo menos 20 nascimentos. No ano passado foi batido um recorde, com 25 filhotes.

A inseminação artificial se tornou uma das principais ferramentas para evitar o desaparecimento da espécie, em grave perigo de extinção. Só restam 2 mil pandas gigantes em liberdade, todos na China. Eles estão ameaçados pela destruição de seu hábitat e pela caça ilegal.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282127/visualizar/