Com investimento de R$ 331 mi, 13 municípios recebem aeroportos
Os recursos são provenientes do "Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos Regionais", lançado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada à Presidência da República. O Banco do Brasil, por sua vez, entrou no processo a convite da presidente Dilma Rousseff (PT), a fim de administrar parte dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil destinados à modernização, reforma, ampliação e construção dos aeródromos.
De acordo com o superintendente do Banco do Brasil, Luiz Carlos Moscardi, o programa está amparado pela medida provisória que estabelece o contrato com a instituição financeira para a realização do projeto e permite que o mesmo utilize o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). “O Banco irá realizar em nome da União, as compras e contratações necessárias para cada aeroporto selecionado pela SAC. Para que isso ocorra é fundamental a colaboração e o apoio dos estados e municípios no sentido de garantir o acesso e a disponibilização das informações necessárias para o sucesso da empreitada”, explicou.
Também presente no encontro, o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) destacou que pela má conservação das estradas, que têm sido alvo de críticas de parlamentares da esfera federal e estadual, e aos demais problemas de logística, a expectativa é grande. “Os novos aeroportos devem alavancar o desenvolvimento do Estado, resolvendo diversos problemas da economia, além de melhorar a infraestrutura e fortalecer a ampliação da aviação regional”, disse.
Dentre os prefeitos que vão receber o benefício estão Percival Muniz (PPS-Rondonópolis), Juarez Costa (PMDB- Sinop), Fábio Junqueira (PMDB-Tangará da Serra), Francis Maris (PMDB-Cáceres), Beto Farias (PSD-Barra do Garças), Asiel Bezerra (PMDB-Alta Floresta), José Antônio, o Baú (PPS-São Felix do Araguaia), Donizete da Len (PPS-Pontes e Lacerda), Alcir Paulino (PSD-Juara), Hermes Bergamm (PMDB-Juína), Otaviano Pivetta (PDT- Lucas do Rio Verde), Luciano Alencar (DEM-Vila Rica) e Valtinho Miotto (PMDB-Matupá).
Participaram ainda da reunião, a secretária estadual de Turismo, Teté Bezerra (PMDB), e o adjunto da pasta, Jairo Pradela, o secretário estadual de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira (PR), e o adjunto, José Marcio Guedes. O encontro também foi acompanhado por audioconferência por representantes da SAC, em Brasília.
A próxima agenda é a visita da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Tecnológico e Aeronáutica (ITA) aos municípios entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. Ambos são responsáveis pela cooperação técnica que consiste no diagnóstico, plano de investimento e elaboração dos projetos conceituais de engenharia. (com assessoria)
Comentários