Pesquisa mostra Maggi com folga na liderança antes da propaganda eleitoral
Na terceira colocação aparece a senadora Serys Shessarenko com apenas 4,12% da preferência do eleitorado cuiabano. Os demais candidatos, Bento Porto, Mauro Lara de Barros é Josmar Alderete não atingiram a casa de 1,00% das intenções de voto. Plauto Vieira, Roberto Pereira e Vanilson Rodrigues não chegaram a pontuar. 19,79% dos entrevistados disseram que ainda não decidiram em quem votar no próximo dia primeiro de outubro. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 deste mês.
O fraco desempenho da candidata do PT, Serys Slhessarenko, segundo o diretor do Ipec, jornalista João Albert, pode estar relacionado às denuncias dando conta do possível envolvimento da senadora com a máfia das “sanguessugas”. Historicamente, segundo o diretor do IPEC, “em condições normais de temperatura e pressão, o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso conseguiria atingir tranquilamente a casa dos 15 a 20% da preferência dos eleitores da capital”.
Quanto ao desempenho do candidato do PSDB, o diretor do instituto acredita que ele apresente um crescimento em função do horário eleitoral gratuito. Até hoje, de acordo com João Albert, uma parcela significativa do eleitorado ainda não sabe que o senador é candidato ao governo do Estado. Portanto, finaliza o diretor do IPEC, apesar do franco favoritismo do governador Blairo Maggi, a eleição ainda não está definida. O exemplo pode ser observado pela própria eleição do atual chefe do poder executivo, que começou a corrida eleitoral com pouco mais de 2% das intenções de voto e num pequeno espaço de tempo conseguiu reverter o jogo e se eleger com ainda no primeiro turno com mais de 50% dos votos validos.
Desde janeiro, o Ipec vem apresentando Maggi com percentuais elevados, sempre acima de 50% - o que lhe garantiria vitória no primeiro turno tanto em Cuiabá como em Várzea Grande. No começo do ano, entre os dias 5 e 11 de janeiro, o governador-candidato a reeleição apareceu coim 53,32%. Em maio, Maggi foi a 59,53%. Depois, em julho, alcançou o mais elevado patamar: 61%. Agora, está com 57,01%. Seu principal adversário, Antero de Barros, foi o que apresentou maior crescimento: pulou de 4,5% em janeiro para 17,08%. Pela pesquisa anterior, caiu quase 1%, porém, dentro da margem de erro.
Na Cidade Industrial o desempenho do governador Blairo Maggi melhorou significativamente com relação à pesquisa realizada no mês de julho. Na pesquisa atual o governador chega a impressionante marca de 69,20% das intenções de voto contra 14,73% de Antero Paes de Barros e apenas 0,89% da candidata petista Serys Slhessarenko. Os demais candidatos também não atingiram a casa de 1,00%. Na cidade industrial somente 14,51% disseram que ainda não sabem em quem votar para governador do Estado.
As pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral sob os números 1171-15 é 1172-15. Segundo o diretor do instituto, Jornalista João Albert, a margem de erro para as duas pesquisas é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Na capital foram ouvidas 849 pessoas de ambos os sexos em 19 regiões distintas é na cidade industrial o IPEC entrevistou 448 eleitores em nove regiões do município.
Comentários