Prêmio incentiva a cultura indígena
O objetivo é incentivar as iniciativas culturais dos indígenas que desenvolvem projetos de revitalização e fortalecimento da identidade cultural. O edital do projeto, previsto para este mês, selecionará 80 iniciativas, dentre todas as recebidas. Cada proposta escolhida será premiada com R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
Os temas envolvem religião, rituais, festas tradicionais e categorias de expressão simbólicas; arquitetura tradicional; educação e práticas educacionais. Concorrem ao Prêmio, aldeias e comunidades indígenas representadas por suas instituições tradicionais e organizações.
Essa é a primeira vez em que culturas indígenas são beneficiadas por uma ação do Ministério da Cultura. O Prêmio acontecerá anualmente destacando sempre uma personalidade indígena. Neste ano, o homenageado é Ângelo Cretã, liderança Kaingang, natural de Mangueirinha (PR), primeiro vereador indígena eleito no Brasil em 1976. Ficou conhecido por sua coragem e determinação na defesa da união dos povos indígenas. Também foi um dos líderes das rebeliões de Rio das Cobras (PR) e Nonoai (RS), quando posseiros foram expulsos pelos índios de seus territórios tradicionais.Foi morto em nove de janeiro de 1980 numa emboscada até hoje não esclarecida.
A cerimônia de abertura do Prêmio foi no Ministério da Cultura, e contará com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira.
Comentários