CPI poderá investigar possível manipulação de pesquisas nas eleições de 2012
A Câmara Federal analisa o Projeto de Resolução 157/12, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que institui Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis manipulações de prognósticos publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012.
O parlamentar argumenta que houve muitas divergências dos números com os resultados obtidos nas urnas nas eleições para prefeito.
O autor ressalta que na disputa pela prefeitura de Curitiba (PR), por exemplo, a pesquisa errou até quem iria para o segundo turno. “Segundo a pesquisa eleitoral divulgada, estimava-se que haveria segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% dos votos válidos, e Luciano Ducci, atual prefeito e candidato a reeleição, do PSB, com 29%. Contudo, com a apuração oficial do TSE, Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em terceiro lugar, com 24%, foi para o segundo turno”, observa.
Figueiredo lembra que o Ibope é investigado no Paraná e que a Vox Populi é investigada em Belém (PA). Portanto, segundo o parlamentar, “a Câmara não pode ficar inerte diante de tantos fatos escabrosos”.
De acordo com a proposta, a comissão será composta de 23 membros titulares e 23 suplentes e terá o prazo de 120 dias, prorrogável até a metade, para conclusão dos seus trabalhos. As despesas correrão por conta dos recursos do orçamento da Câmara.
O deputado federal Valtenir Pereira do PSB de Mato Grosso, que no período eleitoral havia se manifestado pela instalação da CPI, participará agora do exame do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito). Depois de examinado pela comissão o projeto deve ser votado em Plenário.
Confira a íntegra da proposta no site:
Comentários