Municípios mato-grossenses são homenageados por Riva
“Presto meus mais sinceros votos de congratulação a estas populações torcendo por um futuro promissor onde se vislumbrem grandes oportunidades de desenvolvimento e que cada dia mais, se consolidam como estratégicos na geopolítica do estado de Mato Grosso”, disse da tribuna o primeiro-secretário da Casa.
O parlamentar progressista apresentou a homenagem por meio de requerimento em sessão plenária do dia 14 de agosto, em lembrança ao transcurso do aniversário de emancipação destes sete municípios, todos comemorados neste mês.
Distante da capital 315,70 Kms e fundado em 02 de agosto de1929, Guiratinga, é entre estes municípios o mais velho. Faz parte da microrregião Sudeste com altitude de 510 m do nível do mar e área territorial de 5.358,32 km². Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.761 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Atualmente é administrado por Hélio Antonio Filipin Goulart (PFL).
Em 1920, o mineiro Augusto Alves construiu o primeiro rancho em Lageadinho, exatamente no sítio onde hoje se encontra localizada a sede do município de Guiratinga. Atribui-se a Augusto Alves a façanha de ter lançado as bases do povoamento de Guiratinga.
Em 31 de dezembro de 1943, por Lei Federal, o nome Lageado foi substituído por Guiratinga. Segundo relato da prefeitura municipal, a alteração deveu-se "... a um consenso da população mais esclarecida, visto que os garimpeiros permaneciam arredios".
Na verdade a lei que alterou a denominação da localidade se fez valer em todo o Brasil, mudando nomes de municípios, tão ou mais antigos que Guiratinga. Procurou-se, com a lei, evitar que cidades brasileiras tivessem a mesma denominação.
Comentários