Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 09:19

    Imprimir


O deputado Wellington Fagundes (PL) aparece em primeiro lugar na corrida à reeleição, revela a pesquisa Gazeta Dados, a primeira feita após a definição das candidaturas.

Cinco por cento disseram que se a eleição fosse hoje votariam em branco ou nulo, mesmo havendo 107 candidatos a deputado federal. A indefinição do eleitor chama atenção. Oitenta por cento revelaram que não sabem ainda em que votar para a Câmara dos Deputados. Esse alto índice de indefinição é reflexo da decepção do eleitor para com a classe política, principalmente após as denúncias contra parlamentares por suposto envolvimento com a máfia dos sanguessugas.

Com base eleitoral concentrada na Grande Rondonópolis (Sul), onde tentou, sem êxito, a Prefeitura por duas vezes, o liberal Wellington Fagundes é lembrado por 3% dos eleitores entrevistados entre os dias 09 e 11 deste mês. Fagundes foi reeleito para quarto mandato em 2002 com 113.449 votos.

Com 2% das intenções de voto, o deputado estadual Eliene Lima é o segundo melhor colocado. Ele faz campanha à Câmara Federal "colado" no colega pepista José Riva, primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembléia e candidato à reeleição.

Dez candidatos a federal são lembrados espontaneamente por 1% dos entrevistados, entre eles quatro que já ocupam cadeira na Câmara. São eles: Thelma de Oliveira (PSDB), Ricarte de Freitas (PTB), Carlos Abicalil (PT) e Pedro Henry (PP). Thelma assumiu o projeto à reeleição com a morte do marido, o ex-governador Dante de Oliveira, que estava na disputa.

Também com 1% das intenções de voto estão o ex-senador Carlos Bezerra (PMDB) e o presidente licenciado da Federação da Agricultura do Estado (Famato), Homero Pereira (PPS), os ex-prefeitos de Tangará da Serra, Saturnino Maçon (PSDB) e Thaís Barbosa (PMDB), além do deputado estadual Chico Daltro (PP) e do empresário Eduardo Moura (PP), de Nova Xavantina.

Moura, que vem intensificando sua campanha a federal no Araguaia, é o terceiro candidato mais rico deste pleito. Dono da Fazenda Marca, ele declarou à Justiça Eleitoral possuir um patrimônio avaliado em R$ 14, milhões.

Menos de 1% - Na pesquis Gazeta Dados, realizada em 57 municípios, outros candidatos foram lembrados, mas o percentual atribuído a eles não chegou a 1%. Entre os citados estão o ex-presidente do Instituto de Terras do Estado (Intermat), Jair Mariano (PPS), o empresário Neri Geller (PSDB), de Lucas do Rio Verde, os vereadores pefelistas Lueci Ramos (Cuiabá) e Chico Curvo (Várzea Grande), os ex-prefeitos Aldir Schineider-PSDB (Sapezal) e Lutero Siqueira-PMDB (Guarantã do Norte), além de Rogério Silva (PP), que se elegeu deputado federal em 2002, mas teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos. (RD)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282647/visualizar/