Governo estuda pauta de reivindicações de municípios da região Sul
Segundo Dimorvan, entre os temas reivindicados estão a viabilidade de isenção de ICMS para a comercialização e transporte do lixo reciclável, a descentralização das ações referentes ao licenciamento ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o apoio do Governo na implantação da indústria de polpa de abacaxi na região Sul e a abertura de uma linha de crédito para a aquisição de ônibus escolar, entre outras.
“Saio desta reunião bastante otimista porque o governador analisará a pauta e encaminhará os pleitos às secretarias responsáveis. E penso que o consórcio começa a tomar corpo se fortalecendo cada vez mais”, enfatizou. Ele observou que o governador estudará a viabilidade para atender caso a caso. "Afinal, são 15 municípios que fazem parte do consórcio que representa aproximadamente 380 mil habitantes da região Sul”, destacou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Cloves Vetoratto, e o coordenador do programa MT Regional, Neurilan Fraga, participaram da audiência. De acordo com o secretário, o Governo tem estimulado e vem trabalhando junto com os consórcios, pois essa prática facilita as suas ações integrando as várias secretarias.
“A avaliação que faço é de que a reunião foi muito produtiva, pois as reivindicações já foram encaminhadas e serão atendidas na medida do possível como sempre ocorreu”, ressaltou Vetoratto.
Vetoratto lembrou que atualmente o Estado possui seis consórcios organizados e consolidados e a meta é fomentar a criação e consolidação de mais seis ou sete novos consórcios. Participaram da reunião, além do prefeito de Campo Verde, os prefeitos; Pedro Brunetto (Santo Antonio do Leste), Maria Borges (Dom Aquino), Adilton Sachetti (Rondonópolis), Odanir Bortolini (Itiquira), Getúlio Viana (Primavera do Leste), Carlos Nascimento (Paranatinga) Florisberto Oliveira (São José do Povo) e Max Russi (Jaciara).
Comentários