Lula reúne conselho político para discutir programa de governo
O objetivo do grupo é finalizar nos próximos quinze dias o texto final do programa de governo do candidato petista. Formado por dirigentes de partidos que apóiam a candidatura de Lula, o conselho é responsável pela definição dos rumos da campanha eleitoral do presidente.
Além de elaborar o texto do programa de governo, o conselho vai discutir o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa amanhã. Segundo o presidente do PSB, Roberto Amaral, que integra o conselho político, a idéia é orientar o presidente a evitar ataques aos adversários.
O conselho político de Lula entende que, mesmo quando for provocado, o candidato petista deve evitar responder aos demais candidatos. "Quem tem que fazer isso são os presidentes dos partidos que apóiam o presidente", disse Amaral.
O presidente do PSB afirmou que os aliados devem pautar o programa, e não os candidatos da oposição. "Não nos interessa fazer marola. [A estratégia] Está funcionando. O desafio é de mudar o cenário atual é deles, e não nosso", ressaltou.
Segundo Amaral, o clima entre os coordenadores da campanha de Lula é de otimismo diante do crescimento do petista nas pesquisas eleitorais. O presidente do PSB disse, no entanto, que o conselho político não trabalha com a vitória de Lula no primeiro turno.
Os encontros do conselho político da campanha de Lula ocorrem de quinze em quinze dias. Participam do conselho os ex-ministros Ciro Gomes (Integração Nacional-PSB), Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia-PSB), Alfredo Nascimento (Transportes-PL); o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), os presidentes nacionais do PC do B, Maurício Rabelo, e do PRB, Vitor Paulo, e o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA).
Comentários