Sorriso terá um Parque Ecológico Municipal
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, o Estado entrará com R$ 400 mil, ficando para a Prefeitura custear apenas 10% desse valor. Sardi explica que em Mato Grosso, apenas dois municípios foram contemplados com novos parques, e Sorriso foi um deles. “Na área já se observava um processo de erosão então, a pedido do prefeito Dilceu Rossato, fizemos um projeto visando o aproveitamento e recuperação daquela área. Assim surgiu o Parque, pelas mãos da bióloga Marly Aguiar, da Secretaria de Meio Ambiente. Logo em seguida o Departamento de Engenharia detalhou o projeto e apresentamos para a Sema, onde fomos beneficiados com uma verba expressiva destinada exclusivamente á criação de Parques no Estado”, declara Sardi.
O secretário destaca ainda o papel social do projeto. “Será um parque de visão protecionista. É uma área que será o novo ponto turístico, que proporcionará qualidade de vida através de um espaço de lazer e esporte. Com o lago, haverá uma evaporação de água dentro da cidade que deverá contribuir para a melhoria na umidade do ar, não quero dizer que irá elevar a umidade do ar em todo município, até porque no período crítico da seca na nossa região, a umidade é sempre baixa. Mas aliviará o ar para as caminhadas diárias e os arredores do parque”, detalha Sardi.
Sobre o início e conclusão das obras, o secretário explica que, após todo o trâmite legal, a Sema acaba de emitir a Licença de Instalação do parque. “Paralelo a licença da Fema, ouve a licitação e a empresa vencedora já está pronta para iniciar as obras. Acredito que até o final deste mês a obra será iniciada”, declara. Após iniciada as obras, de acordo com o edital licitatório, a empresa terá 120 dias para concluir o parque.
Comentários