Candidatos ao Governo têm 45 dias para conquistar o eleitorado mato-grossense
As equipes dos candidatos passaram os últimos dias preparando um farto material de campanha que a partir desta terça-feira vão começar a ser veiculados. A equipe do governador Blairo Maggi, da coligação Mato Grosso Unido e Justo, que concorre à reeleição ao governo do Estado deixou claro que não pretende ficar na defensiva, diante das acusações movidas pela oposição.
Às vésperas do início da programação eletrônica, Antero de Barros, candidato ao governo do PSDB, voltou à carga e passou à ofensiva procurando comprometer Maggi. Em ao seu estilo promete que será uma campanha aberta, clara e com destino certo, mostrar erros e promessas não cumpridas do governador Maggi.
Antero tem até um fato recente para explorar que é a CPI dos sanguessugas que denunciou deputados que estão no arco de aliança de governo. E promete explorar a exaustão, colocando Maggi ao lado dos parlamentares corruptos, lembrando que estarão juntos no mesmo palanque, pedindo votos.
Portanto, diante das promessas dos marqueteiros de plantão, já se dá para ter um idéia de que como será esta campanha política no rádio e na tevê. Serão 45 dias de um inesperado e áspero debate, recheado de denúncias que poderão ter maior repercussão pública do que a discussão de projetos e planos administrativos, ainda que eles não sejam esquecidos.
Blairo Maggi também vai aproveitar as várias ações desenvolvidas pelo Ministério Público Estadual e Delegacia Fazendária para mostrar que seu governo não ficou passivo diante de denúncias. E não esquecerá que em seu governo não é um engavetador de processos.
Por outro lado, a senadora Serys Marli, tentara reconquistar a confiança da população mato-grossense, mesmo porque o seu nome foi citado no esquema de sanguessuga, para depois começar a mostrar as propostas e metas para o seu governo.
TEMPOS
Nesta campanha, Blairo Maggi, que comanda a coligação Mato Grosso Unido e Justo terá o maior tempo no rádio e na tevê. Com o apoio de 13 partidos terá 9min14 segundos. Já Antero Paes de Barros que disputa sem o apoio de nenhum outro partido que não o seu, o PSDB terá 2min43 minutos para mostrar suas propostas, enquanto Serys Marly, da aliança Mato Grosso por Inteiro tem 3min47.
De maneiras diferentes, Maggi e Antero cavam a mesma trincheira. Os dois se preparam para a parte decisiva da disputa ao Governo do Estado, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa nesta terça-feira. Ambos terão 45 dias para conquistar o voto dos mato-grossenses. Maggi está na frente. Hoje, segundo o instituto Gazeta Dados, o governador tem 70% dos votos válidos. Antero 20% e Serys 8%.
Se a eleição fosse hoje, o governador seria reeleito no primeiro turno.
Mas, como faltam ainda 45 dias, Antero Paes de Barros aposta tudo na capacidade de sua equipe de marketing para levar à TV e ao rádio sua proposta e provocar a realização de um segundo turno. Os tucanos acham que o horário eleitoral aumenta a chance de virar o jogo.
O passado ensina que na primeira e na última semana de campanha na TV, o público presta mais atenção àquilo que os candidatos exibem no vídeo. "O candidato não pode cometer nenhum erro nos primeiros 15 dias, ou a campanha dificilmente se recuperará", afirma um publicitário.
A propaganda na TV é tão fundamental que quase todos os programas, Maggi deve aparecer de terno e gravata, traje apropriado para um governador.
Comentários