Após quatro meses, horário de verão termina neste domingo
O dia do termino do horario de verão odiados por muitos e adorado por outros, termina neste domingo (17). Os brasileiros deverão atrasar seus relógios em 1 hora.
O horário diferenciado foi adotado pelo Governo Federal com o objetivo de aliviar as redes de transmissão de energia elétrica nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h .
Os dados sobre a economia alcançada neste período serão apresentados nesta sexta-feira (15) pela Centrais Elétricas Mato-Grossenses (Cemat), em Cuiabá.
A medida foi adotada pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
Comentários