Umidade do ar pode chegar a 20%
Os baixos índices de umidade registrados nesta semana devem persistir neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar ficará em torno de 20% nas horas mais quentes do dia em 11 Estados e no Distrito Federal.
Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o índice mais baixo da semana foi de 17%, registrado na cidade de Três Lagoas (MS).
De acordo com dados do Cptec, entre as 15h e às 16h de sexta a umidade ficou em torno dos 20% em 16 cidades do país. As situações mais críticas foram registradas em Foz do Iguaçu (PR), quando a umidade chegou aos 18%, e em Ribeirão Preto (SP), com 19%.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera preocupantes índices abaixo de 30%, que podem desencadear riscos à saúde.
Sexta-feira em Cuiabá, a temperatura máxima ficou em 38C ontem, quando a umidade relativa do ar chegou aos 21%.
"Houve acréscimo de pacientes nos hospitais com problemas respiratórios, e as atividades físicas foram suspensas nas escolas públicas", disse Arilton Azevedo, superintendente da Defesa Civil em Mato Grosso.
"O problema maior é com as pessoas que vêm de outros Estados, porque o cuiabano já desenvolveu “anticorpos” contra o tempo seco", disse.
A baixa umidade colabora para a propagação de queimadas. Até a noite desta sexta, 3.040 focos de queimadas foram localizados no Brasil pelos satélites do Inpe.
Comentários