Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 16:32

    Imprimir


Na próxima quarta-feira (16.08) o júri do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica estará em Cuiabá para avaliar e selecionar os melhores trabalhos inscritos da região Centro-Oeste. A comissão julgadora vai selecionar os três melhores classificados regionais em cada categoria (Produto, Inovação Social, Processo, Pequenas, Médias e Grandes Empresas e Instituto de Pesquisa).

A etapa Centro-Oeste concorre com 105 trabalhos inscritos, sendo 39 só do Estado de Mato Grosso, que foi o recordista de participações empatado com Goiás nesta etapa regional. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC), Sistema FIEMT (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), Sebrae-MT, IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e empresa JR da UFMT.

No início do mês, foram julgados os trabalhos das etapas Sul e Sudeste e o nível dos projetos apresentados vem sendo elogiado pelo júri, o que assegura maior rigor na seleção dos candidatos e condições iguais de concorrência. Depois da etapa Centro-Oeste, em Cuiabá, o próximo julgamento será da etapa Norte, em Rio Branco, no Acre, no dia 23 de agosto e da etapa Nordeste, em Campina Grande, na Paraíba, dia 30 de agosto.

677 inscritos no País

O Prêmio Finep deste ano ficou marcado não só pela qualidade, mas também pela quantidade. Na soma das cinco etapas regionais foi contabilizado um total de 677 candidatos inscritos. A região Sul, tradicionalmente a segunda colocada, teve uma queda de cerca de 35% em relação a 2005, passando de 207 para 133 inscritos. Na região Nordeste, que ano passado contava com sete participantes este ano contabilizou 36 candidatos inscritos.

A região Norte cresceu cerca de 20% em participações e as regiões Centro-Oeste e Nordeste tiveram, cada uma, um aumento em torno de 50%. A região Sudeste, contou com 257 inscritos permanecendo na liderança de participações.

Informa Marco Antônio Motta Nunes, coordenador nacional do Prêmio, que o número de inscrições de 2006 é quase o mesmo do ano passado, quando foram registradas 679 inscrições, apenas duas a mais. De acordo com Nunes, a categoria Produto, como em todos os anos desde a criação do Prêmio, continua sendo a campeã em número de inscrições com 308.

A categoria Inovação Social - segmento de premiação criado em 2005 - manteve a segunda posição, com 158 inscritos. A categoria especial Inventor - Inovador terá os finalistas selecionados por um grupo de trabalho da FINEP e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI, com base no banco de dados dessa instituição.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283407/visualizar/