Unemat e Embrapa lançam projeto de preservação ambiental
Ontem foi o lançamento do projeto “Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Promoção de Boas Práticas Agropecuárias na Bacia do Rio Xingu”.
A iniciativa tem como objetivo realizar várias pesquisas e transferir tecnologias para assentados da reforma agrária, agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores da região de Querência, Canarana, Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina e São José do Xingu e para isso conta com cerca de R$ 750 mil do Fundo Setorial do Agronegócio, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Embrapa.
Durante três anos, serão realizados diagnósticos, estudos, cursos e oficinas sobre temas como qualidade da água, desmatamento, planejamento e tipologia de uso do solo, proteção e recuperação de APPs, plantio direto, manejo de pragas e pastagens, integração lavoura-pecuária e sistemas agroecológicos. Também deverão ser apoiadas campanhas de educação ambiental na região. A idéia é de que o trabalho possa ser replicado por toda a Bacia do Xingu no Mato Grosso.
Comentários