Vendas: No varejo, atacado e no dia-a-dia!
“Sua postura, a maneira como você exerce sua função e trabalho, o seu argumento para convencer um cliente ou seu chefe, as estratégias que você usa para alcançar uma meta vendem ou não sua capacidade e credibilidade”, explica Beltoase, que está ministrando o Curso de Técnicas de Vendas no Varejo na Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL –Cuiabá. Ele acrescenta que os princípios das técnicas para vendedores do varejo e atacado são os mesmos para profissionais de outras áreas que querem ter sucesso em sua carreira.
Auto-estima equilibrada, boa apresentação (boa postura e estilo de roupas adequado à função que exerce), polivalência em conhecimentos gerais, know how em informações sobre o negócio, produtos, serviços e empresa com os quais trabalha, motivação, e planejamento diário são alguns dos itens desta lista.
A vendedora Carmem Lúcia de Moraes, 43 anos, mais de 15 anos de experiência, que está fazendo o Curso de Técnicas de Vendas no Varejo, na CDL Cuiabá, lembra que a reciclagem também integra este rol. “Mesmo tendo um longo tempo nesta profissão, sempre há o que se aprender, a exemplo dos vários tipos de abordagem para cada perfil de cliente”. Carmem diz que aprendeu que “não há cliente chato, você é que não está sabendo conquistá-lo! Não tem dia ruim para vender, você é que tem que se empolgar!”. A técnica, de acordo com a vendedora, não é só uma questão de ser positivo, mas de “adequar seu discurso e argumento às necessidades do cliente”.
Sorria, você está sendo observado – “De notícias ruins e mau humor todo mundo está cheio!”, enfatiza Leandro, para lembrar que encantar as pessoas – clientes, parceiros de trabalho, patrões – é uma questão de trazer realização, solução e alegria para onde há obstáculos, problemas e rotina associados aos péssimos acontecimentos que giram o mundo. “Temos que pensar positivo e ser entusiastas para romper barreiras e fazer acontecer uma venda ou um projeto”.
Este mês, a CDL Cuiabá está com mais três cursos corporativos: Liderança, a chave para o sucesso (do dia 14 ao dia 18); Departamento Pessoal – contratos e jornada de trabalho (de 21 a 25); e Qualidade no Atendimento – o diferencial de sua empresa (de 28 a 31).
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