Alunos debatem soluções para um ensino de qualidade
A oficina ocorreu durante a “Formação de Mediadores Pedagógicos em Meio Ambiente”, oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a profissionais e alunos de 18 municípios da região de Barra do Garças. O evento, que reúne 130 pessoas - entre alunos, professores e representantes da comunidade - termina nesta quinta-feira (10.09).
Durante a dinâmica, os estudantes puderam expor idéias e valores para construção de um ensino melhor. Os pedidos escritos pelos alunos eram colocados no quadro, necessidades como laboratório de informática, uma estrutura melhor, a formação continuada dos profissionais da educação e também iniciativa por parte dos alunos em buscar a melhoria para a escola.
“Faltam projetos, atividades culturais e artísticas, sei que não dependemos, exclusivamente, do professor, diretor ou do governo. Nós, enquanto alunos, temos que reagir e buscar a melhoria para a nossa escola, participar mais das decisões”, disse a aluna de 14 anos, Deisy Cristina da Silva, da Escola Estadual “Marisa Mariano da Silva”, de Barra do Garças.
A opinião de Deisy é compartilhada com a aluna Paula Lorraine, também de 14 anos, da Escola Estadual “Dom José da Silva”,de Barra do Garças. “Não sabia que existiam tantos programas voltados para a educação. Agora vou levar para a escola e tentar sensibilizar outros alunos da importância dessas ações, chamar a comunidade para participar. Temos que agir”, afirmou a aluna.
“A intenção é essa mesma: despertar e sensibilizar o aluno da necessidade dele estar presente nas decisões da escola”, falou a representante do Coletivo Jovem em Mato Grosso, Amanda Fernandes, que ministrou a oficina. Ela explica que o COM VIDA – Comissão de Meio-Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – significa a qualidade do ensino em todos os aspectos. "Para isso, eles precisam se organizar e é isso que estou tentando passar nessa oficina”, concluiu.
Na ocasião, os alunos receberam um manual da Juventude, Cidadania e Meio Ambiente, no qual os jovens terão acesso a conteúdos sobre os direitos e deveres enquanto cidadão, a participação e a responsabilidade dele junto a sociedade.
Comentários