Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 13:52

    Imprimir


A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso realiza mais um concerto da Temporada 2006, neste domingo (13.08), às 20h, no jardim do Sesc Arsenal. A apresentação, que será sob a regência do maestro Leandro Carvalho, fará uma homenagem ao Mestre Albertino, tendo como solista convidado o saxofonista ‘Bolinha’, filho do compositor.

Esta não é a primeira vez que a Orquestra apresenta um rasqueado. No mês de junho, os músicos interpretaram “Quilombinho”, do compositor cuiabano José Agnello Ribeiro, nascido em 1881, e foi o maior sucesso. Sendo assim, o grupo resolveu se debruçar mais uma vez no mais característico e singular gênero musical mato-grossense, buscando a integração dos instrumentos regionais, como a viola de cocho e a bruaca, com os instrumentos ‘clássicos’ como o violino e o violoncelo.

Além dos temas de Mestre Albertino, a Orquestra apresentará um ‘menu’ musical de primeira grandeza, com destaque ao maior compositor brasileiro de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos, de quem será interpretado o clássico “Prelúdio” da “Bachianas Brasileiras n.4” e ao grande compositor inglês Gustav Holst, autor da belíssima Suíte Saint Paul, peça amplamente executada pelas principais orquestras do mundo.

Com apenas um ano, a Orquestra já é sucesso e arrasta público em todas as apresentações. Novos músicos integraram o grupo neste ano e a agenda foi ampliada para mais de 80 concertos em todo o Estado. Músicos vieram de vários países europeus e dos Estados Unidos, além de outros Estados brasileiros, para integrar o grupo. O nível alcançado trouxe o convite para a participação no maior festival de música barroca do mundo, o Festival ‘Misiones de Chiquitos’, que acontece uma vez a cada dois anos na Bolívia.

A Orquestra tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e das empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.

Mestre Albertino

O compositor nasceu em Cuiabá em 07 de agosto de 1906. O primeiro professor de música dele foi Padre Emilio. Em seguida, ingressou na Força Pública de Mato Grosso, hoje Polícia Militar, como aprendiz de música, tendo aulas com o maestro Francisco Ferreira Mendes. Começou tocando bombardino e mais tarde dedicou-se ao trombone de válvulas. Deixou mais de 100 composições escritas, cobrindo uma ampla gama de gêneros musicais como rasqueado, maxixe, samba, choro e baião.

Lecionou, formou bandas e fanfarras no Colégio Liceu Salesiano, na Escola Técnica Federal e Escola Técnica de Guiratinga. Já aposentado, foi contratado pela Escola Agrícola Federal Gustavo Dutra, localizada na Serra de São Vicente, em Mato Grosso, para criar a Banda de Música local. Ensinou música para toda uma geração de músicos mato-grossenses, prestando uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no Estado. Faleceu em 1995.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283771/visualizar/