Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 23:59

    Imprimir


O Senado Federal e a Câmara dos Deputados serão referência para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso na adoção de um novo sistema de taquigrafia (SiTaq) que vai possibilitar, ao cidadão local – através do site www.al.mt.gov.br – o acesso à íntegra, e em tempo real, dos discursos proferidos pelos deputados em Plenário. A proposta será apresentada à Mesa Diretora nos próximos dias pelo deputado Pedro Satélite (PPS). Em meio às articulações com técnicos do Congresso sobre o modelo, o parlamentar argumentou que a sociedade exige instrumentos como esse, que aumenta a interação com ela – principalmente em regiões mais distantes da capital.

Depois de implantado, o serviço – que começou a funcionar no final do mês passado, no Senado, em caráter experimental – ficará disponível para qualquer pessoa que estiver conectada à Internet. O objetivo é dar à sociedade uma maneira ainda mais ágil de acompanhar tudo o que acontece na Assembléia. Em uma segunda etapa do projeto de implantação do novo sistema de taquigrafia, além das sessões plenárias, ele vai abranger também as reuniões das comissões permanentes da Casa.

“O sistema vai agilizar a disponibilização das informações dos trabalhos legislativos, em texto e áudio, promovendo maior transparência e em tempo real na prestação de contas das ações da Assembléia Legislativa para todo o Estado, principalmente nas regiões mais afastadas do centro das decisões, como o extremo norte mato-grossense”, explicou Satélite.

O sistema a ser proposto para a Assembléia foi desenvolvido na Câmara dos Deputados – pelo seu Centro de Informática (Cenin) – e chegou ao Senado Federal através de uma parceria firmada entre o centro e o Prodasen (o Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado). Caso adotado em Mato Grosso, ele vai passar por conversão e adaptação ao universo da Assembléia.

A estrutura do SiTaq permite que ele acompanhe o trabalho dos taquígrafos, que passarão a atualizá-lo de dois em dois minutos – o tempo convencional de revezamento entre os profissionais. A revisão acontecerá com os textos já disponíveis pela internet.

Segundo informações passadas a Satélite pelo diretor da Subsecretaria de Soluções em TI (Tecnologia de Informações) do Prodasen, Carlos Magno Cataldi Santoro, o SiTaq funciona por meio de bancos de dados que atendem individualmente a Câmara dos Deputados (o SQL Server) e o Senado (Oracle), através de sistema administrativo utilizando o VB – Visual Basic (.Net).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284547/visualizar/