Grupo musical italiano se apresenta em Cuiabá
O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira e o violinista Davide Monti (integrante do grupo) destacaram que as apresentações fazem parte de um programa de intercâmbio cultural entre Mato Grosso e a cidade de Turim, na Itália, firmado em maio último, por ocasião da visita da comitiva mato-grossensse Carlos Vicente àquela cidade italiana.
O secretário João Carlos se diz otimista com a possibilidade da universidade de Turim atender estudantes mato-grossenses para cursos de pós-graduação. “No programa de intercâmbio conseguimos avançar neste sentido e esperamos que em breve possamos fortalecer ainda mais este intercâmbio”, afirmou o secretário de Cultura.
O grupo é composto de músicos e cantores especialistas tanto em repertório barroco, quanto sinfônico-coral. Já se apresentaram com algumas das principais orquestras da Europa e também com destacados músicos desse continente, inclusive, na execução de óperas dos períodos clássico, romântico e contemporâneo. Oito instrumentistas e quatro cantores líricos vão interpretar um repertório que inclui composições de F. E. Dall’Abaco, T. Albinoni, A. Vivaldi e B. Galuppi.
Os cantores são solistas escolhidos entre os melhores profissionais em nível nacional e internacional. A realização dos concertos é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, em conjunto com o Comitê Nacional Italiano de Música e o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.
Comentários