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Politica Brasil
Sábado - 05 de Agosto de 2006 às 08:49

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Com uma captação de recursos para a campanha de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva abaixo do esperado, o PT anunciou ontem uma série de medidas para "massificar" as formas de doações, incluindo um 0800, similar ao "Criança Esperança" da Rede Globo, pelo qual o simpatizante poderá doar entre R$ 5, R$ 10 e R$ 20.

Enquanto isso, no PSDB, o comando da campanha de Geraldo Alckmin comemora a arrecadação de R$ 15 milhões até o dia 10, segundo compromissos de doadores. Essa era a expectativa de receita para todo o mês de agosto. Mas, depois de uma série de encontros do candidato, tucanos afirmam que a meta foi concretizada.

A arrecadação dos primeiros dias de agosto será quase o triplo da receita de julho: R$ 3,5 milhões. Apesar disso, a prestação de contas parcial encaminhada ao TSE deverá ter um saldo negativo de cerca de R$ 300 mil. A receita declarada é de pouco menos de R$ 1,6 milhão. A despesa, R$ 1,9 milhão.

Vice-presidente do comitê financeiro, Paulo Bressan explica que o resultado se deve aos critérios do TSE, segundo os quais toda despesa faturada é computada ainda que programada para ser paga futuramente. A receita divulgada pelo PSDB, por sua vez, é a registrada em conta até 31 de julho.

Já segundo o PT, até quarta-feira, foram doados para a campanha de Lula R$ 5,8 milhões, ou apenas 6,52% do teto de R$ 89 milhões declarado ao TSE. As despesas pagas totalizaram R$ 4,2 milhões, mas o R$ 1,5 milhão restante já está comprometido com outros gastos.

"Tivemos um começo um pouco abaixo. Tivemos de adaptar o ritmo da campanha. Espero que, a partir de agora, tenha uma intensificação", afirmou o tesoureiro da campanha, José Filippi Júnior.

O número do 0800 será divulgado no horário eleitoral. A doação será registrada no CPF do titular da linha fixa.

A campanha foi anunciada pelo presidente do partido, Ricardo Berzoini, e por Filippi Júnior, junto com prestação parcial de contas, adiantando o que foi enviado para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A divulgação é obrigatória. Nem PT nem PSDB divulgarão o nome dos doadores.

O PT contratou um serviço de telemarketing para falar com cerca de 5.000 pequenas empresas e para enviar, via internet, uma carta.

"A presença de sua empresa neste processo, como manifestação da responsabilidade social, será uma relevante contribuição para o fortalecimento das instituições republicanas", diz trecho da carta.

Já Alckmin tem dedicado as noites de segunda a encontros com setores do empresariado. No dia 29, a exemplo do jantar de ontem com Lula, o tucano realizará um almoço de adesão no Jockey Club de São Paulo. Serão 500 convites, a R$ 1.000 cada um. Até ontem, 246 já estavam vendidos. "Rico só o PT, que pode cobrar R$ 2.000", ironizou o empresário João Dória Júnior, organizador do almoço.





Fonte: Folha de S. Paulo

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