(Foto: Reprodução/TVCA)
Moradores da comunidade de Varginha, distrito de Santo Antônio de Leverger, a 35 quilômetros de Cuiabá, festejam o carnaval com uma festa que segue os costumes regionais. A festa é embalada pelo ritmo do siriri e cururu, danças típicas da Baixada Cuiabana, e conta com pratos típicos, preparados por 30 mulheres numa cozinha feita especialmente para a comemoração.
A lenha para preparar o alimento foi retirada com uma semana de antecedência. "O sabor é melhor porque a comida é feita no fogão a lenha", disse a cozinheira Maria Benedita Romão. A comida é servida de graça para quem quiser participar da festa.
Para a sobremesa, foram preparados 80 quilos de doce de abóbora, leite, entre outros, para os quatro dias de festa. "Os doces foram feitos uma semana antes da festa para ficar conservado até o dia de distribuir", disse Jesuína França, uma das organizadoras.
As músicas regionais animam o público e outros ritmos que normalmente ditam o carnaval ficam de lado. "A cada ano a comunidade escolhe uma família para organizar toda a estrutura da festa. Este ano ficaram responsáveis minha irmã e eu", afirmou um dos festeiros, Antônio Bento Moreira.
Além das comidas e danças típicas, é feita uma visita nas casas de cada morador da comunidade. A continuidade da festa, na avaliação da aposentada Jacinta Pedrosa de França, se dá pela valorização dos costumes passados de pai para filho. "A brincadeira continuou porque o povo foi crescendo e a comunidade aumentando", disse.
Comentários