Cerca de 335 mil mesários irão trabalhar em SP
Desde a metade de julho a Justiça Eleitoral vem realizando a convocação dos mesários que irão trabalhar nas eleições de 1º de outubro. O eleitor que for convocado tem cinco dias de prazo para contestar a convocação a partir do seu recebimento.
Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores que votam na seção eleitoral, e dentre estes, os que têm nível superior, os professores e os serventuários da Justiça.
Os cartórios promovem treinamento para os integrantes das mesas receptoras de votos a partir de setembro. O mesário será informado do horário e local pelo seu cartório eleitoral.
O TRE, por sua vez, também continua incentivando a inscrição de mesários voluntários, realizada desde as eleições de 2004.
O presidente do TRE, Paulo Henrique Barbosa Pereira, ressalta que o trabalho do mesário é fundamental no dia da eleição. "Esses servidores atuam na linha de frente no dia da eleição, organizando a recepção dos votos e favorecendo que os eleitores manifestem sua vontade nas urnas de forma organizada", afirma.
Todo eleitor em situaçã o regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona Eleitoral, preferencialmente no local e na seção em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.
Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, além de um auxílio-alimentação.
Em 2004, foram recebidas 12.915 inscrições através do programa "Mesário Voluntário" só na capital paulista, totalizando 21.542 inscrições no Estado.
Comentários