Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 07:40

    Imprimir


Desde que foi implantada em 2004, a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabiliza o aumento da procura por eleitores que ligam para o órgão por vários motivos, como sugestões ou reclamações. Mas com a proximidade do pleito o número de ligações ou acesso via internet tem crescido gradativamente.

Nos meses de junho e julho deste ano a Ouvidoria registrou 229 solicitações de informações, considerando as ligações para os telefones e ainda o acesso via internet, por meio do site do TRE.

As solicitações foram geradas de todo o País, mas a maioria pertence ao estado de Mato Grosso, explicou o auxiliar da Ouvidoria, Gilson Henrique Carmo.

Para este pleito, já se pensa em rever a estrutura do setor, ampliando a equipe que hoje é de um atendente e um auxiliar da Ouvidoria.

No balanço do setor consta o registro de 77 ligações sobre dúvidas, 54 denúncias e 70 reclamações. A maioria das ligações feitas hoje, disse Gilson, é para tirar dúvidas sobre a minirreforma eleitoral. O aumento das ligações, lembrou, vem sendo acumulado no mês de julho.

A Ouvidoria traçou o perfil dos que procuram o auxílio: 56% das consultas são feitas por mulheres e 44% pelos homens. Grau de escolaridade: 58% só possuem 2º grau completo e 11%, apenas o 1º grau. Somente 17% têm o superior completo. Os dados apontam ainda que 35% são autônomos, 18% funcionários públicos, 18% pertencem a empresas privadas, 13% são donas de casa e 4% desempregados.

O alerta de Gilson é sobre o papel da ouvidoria. “É bom lembrar que a Ouvidoria não emite opinião. Tudo é encaminhado a um juiz auxiliar da propaganda eleitoral e o retorno será dado num prazo máximo de 48 horas”, disse, ao ressaltar que é importante o eleitor entrar em contato com o órgão para tirar dúvidas. “Qualquer dúvida, mesmo a que seja a mais simples, será respondida”, enfatizou.

Com a proximidade da eleição, as solicitações de resposta têm sido encaminhadas pela Ouvidoria com pedido de urgência, já que a equipe é reduzida e o prazo para retorno é de apenas dois dias. Até o momento a Ouvidoria tem conseguido responder a tempo, contudo, já se prepara para ampliar a equipe, com a expectativa do aumento da procura por informações. “Estamos estudando replanejar a estrutura, aumentando o número de atendentes e também dos terminais e ramais de telefone”, adiantou.

As pessoas interessadas nos serviços deverão ligar para a Ouvidoria no telefone 0800-647-8191 ou através do 148 (as ligações são de graça). O acesso também pode ser feito por meio do site do TRE (www.tre-mt.gov.br). (SF)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285798/visualizar/