Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 15:38

    Imprimir


O secretário de Cultura João Carlos Ferreira esteve reunido com o coronel Sérgio Delamônica e com o major Paulo Wolker, ambos do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e integrantes do Projeto Social “Bombeiro do Futuro”. O secretário foi convidado a ser o padrinho do projeto e a ministrar um módulo do curso chamado “Sessão Cultural”, que deve acontecer em outubro próximo.

“É com imensa satisfação que recebo o convite de ser padrinho deste projeto. Fico muito feliz em saber que também contribuirei para o crescimento educacional, cultural, cívico e moral de pequenos cidadãos. Saber que ao final deste, crianças e adolescentes serão construtores de um cotidiano mais doce, culto e sem exclusões. Isto me deixa honrado e feliz”, disse João Carlos.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população. Contribui para a formação do indivíduo e também na diminuição de acidentes diversos e da marginalidade. Crianças e adolescentes, de 11 a 16 anos, são o público alvo desta iniciativa. Durante três meses os alunos receberão orientações sobre preservação do meio ambiente, noções de saúde e higiene, cidadania, educação para o trânsito, cultura e primeiros-socorros . Serão 90 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, que terão um maior conhecimento da realidade e terão uma consciência crítica, o que resultará na construção de uma sociedade mais fraterna e mais justa.

“O motivo da escolha do secretário João Carlos Ferreira para ser padrinho deste projeto, foi um reconhecimento pelo trabalho que ele vem desenvolvendo pela cultura mato-grossense. Esta preocupação de revitalizar e resgatar o patrimônio histórico e cultural do Estado é a consciência que gostaríamos de despertar nas crianças”, disse o major Paulo Wolker.

As aulas terão inicio no próximo dia 12 de agosto, e seguem até novembro. Ao final do curso todos participarão da solenidade do Corpo de Bombeiros, com desfile cívico e entrega de certificados, o evento deve acontecer no dia 02 dezembro, dia do Patrono do Corpo de Bombeiros, Imperador Dom Pedro I. Os alunos serão orientados por uma equipe de instrutores formada por bombeiros, psicólogos, assistentes sociais e voluntários da Cruz Vermelha. Cada módulo será dado por algum especialista da respectiva área. Estão previstas para este ciclo palestras e visitas a empresas de reciclagem, conhecer a rotina dos bombeiros, sessão de filmes etc. A proposta é a de que esse conjunto de atividades resulte em inclusão social e atitudes prevencionistas.

O projeto “Bombeiro do Futuro” é uma ação da Associação dos Bombeiros Militares de Mato Grosso (ARBM-MT), Rede Cemat, Secretaria do Estado de Trabalho Emprego Cidadania e Assistência Social (SETCS), Secretaria Municipal de Ação Social de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande e Secretaria do Estado de Cultura.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286174/visualizar/