Carlos Abicalil discursa em homenagem a Dante de Oliveira em sessão solene
Ao discursar em homenagem póstuma da Câmara a Dante de Oliveira, o deputado federal Carlos Abicalil (PT/MT), representando a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, lembrou o papel do ex-deputado à frente da luta pelas eleições diretas no Brasil. “Tenho consciência de que a estatura e a maturidade de Dante de Oliveira, alcançadas tão precocemente, são testemunhos em que pesem as divergências, o respeito, a dignidade, a liberdade de opinião e de expressão e, sobretudo, a prática democrática. São os principais valores que nos deixa por herança”, discursa o parlamentar.
Diretas Já – Apesar de rejeitada na Câmara dos Deputados, na madrugada do dia 26 de abril de 1984, a proposta deu início à maior mobilização popular já vista no Brasil, a campanha das Diretas Já. Com 32 anos de idade na época, Dante de Oliveira se aliou ao grupo liderado pelo deputado Ulysses Guimarães (MDB-SP), o "Senhor Diretas", e que incluía ainda o senador Teotonio Vilela, o "Menestrel das Alagoas", o então líder metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o sociólogo Fernando Henrique Cardoso.
As eleições diretas para a Presidência, que haviam sido suprimidas pelo movimento militar de 1964, foram restabelecidas pela atual Constituição, em 88.
Comentários