Governo propõe 598 cargos para Universidade de Mato Grosso
Atualmente a Unemat conta com apenas 460 professores efetivos. A proposta do governo é elevar este número para 1.058 e acabar com alguns problemas que a Instituição vem enfrentando. A Unemat já foi, inclusive, notificada pelo Ministério Público Estadual (MPE) devido a prorrogação indefinida de contratos temporários de professores. Outro inconveniente que o governo quer evitar é a impossibilidade do planejamento e execução da qualificação do corpo docente.
O Executivo afirma que 1.058 professores efetivos serão suficientes tanto para substituir as contratações temporárias quanto para, futuramente, suprir a demanda que existirá por conseqüência dos novos cursos já criados.
Os campi da Unemat estão instalados hoje em 11 municípios, sendo: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.
Os cursos oferecidos hoje pela Unemat, em seus diversos campi, são Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Computação, Letras, Matemática, Engenharia de Produção Agroindustrial, Arquitetura Rural e Urbana, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Enfermagem, Pedagogia, Zootecnia, Turismo, Administração e Economia.
Em Pauta
Os deputados avaliam também os seguintes projetos de lei: o 347/06 que institui a obrigatoriedade da realização de exames oftalmológicos em alunos matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, de autoria do deputado Eliene Lima (PP); o 346/06 que estabelece normas de proteção à crença religiosa da mulher no ambiente de trabalho no que tange ao seu vestuário, e dá outras providências, de autoria do deputado Sebastião Rezende (PPS).
Também cumprem pauta os seguintes projetos: 340/06 que dispõe sobre a emissão de receitas médicas contendo a denominação genérica do medicamento, conforme especifica e o que dispõe sobre a proibição e substituição das embalagens plásticas à base de polietileno, de propileno ou de polipropileno, utilizadas para o acondicionamento de gêneros alimentícios, bebidas e cosméticos; ambas de autoria do deputado José Riva. Projeto de lei 342/06 que institui o Dia Estadual de Combate ao Diabetes, de autoria do deputado Nataniel de Jesus (PMDB) e o de número 345/06 que dispõe sobre a declaração e oficialização dos Festejos do Glorioso Santo Antonio, em Poconé, e dá outras providências, de autoria do deputado Mauro Savi (PPS).
Comentários