Ariano Suassuna é presença confirmada na Literamérica
Com pouco mais de três anos de idade, teve seu pai (governador do Estado de Pernambuco entre 1924 e 1928) assassinado, vítima de disputas políticas que culminaram na sangrenta revolução de 1930. O fato forçou sua mãe a mudar-se para uma fazenda no sertão paraibano.
Variando entre a comédia e o drama, com o sarcasmo sempre marcando seu trabalho, o autor inaugura o “mundo mítico”, expressão inventada por Suassuna. Trata-se da forma encontrada pelo escritor para descrever o sertão, cenário da maioria de suas histórias. A literatura de suas obras passa por poesias, romances e peças teatrais, tendo algumas adaptadas para o cinema como o Auto da Compadecida, uma das histórias mais conhecidas no país referentes ao sertão.
A Literamérica reunirá escritores, editores, livreiros e produtores culturais de vários países e contará com uma extensa programação paralela, com seminários, oficinas, cursos e apresentações artísticas. É uma ação do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura com a parceria da AlimeMTo – Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso.
Comentários