Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 16:10

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu nesta segunda-feira que tentará retomar a Rodada de Doha após o fracasso das negociações na semana passada, afirmando que abrir mercados externos irá impulsionar a economia norte-americanola.

Os EUA e a União Européia culparam um ao outro pelo colapso da rodada, que teve início há cerca de cinco anos, e era vista como uma importante chance de impulsionar o crescimento e diminuir a pobreza no mundo.

"Faremos tudo o que pudermos para que Doha seja retomada", disse ele. "Eles têm uma chance de criar novos empregos e crescimento econômico. Não apenas aqui, mas em todos os outros lugares."

"O problema é que alguns outros não estão comprometidos" com as negociações, disse ele.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou no domingo que ele e Bush concordaram em fazer "um esforço final" para retomar as discussões, expressando esperança de que isso poderia acontecer dentro de semanas.

A representante de Comércio dos EUA, Susan Schwab, discutirá com as outras partes os pontos nos quais os EUA poderiam ser flexíveis para chegarem a um acordo, particularmente na questão de subsídios agrícolas, disse Bush.

Os EUA afirmaram querer reduzir os 20 bilhões de dólares gastos em subsídios agrícolas, mas querem em troca maior acesso aos mercados agrícolas da UE e da Índia.

Schwab afirmou na semana passada que um acordo pode ser alcançado nos próximos seis meses ou isso pode levar três anos. Depois que as negociações não conseguiram levar a um acordo, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, interrompeu as discussões.

"Completar a Rodada de Doha irá exigir escolhas difíceis", afirmou o presidente. "Está é uma oportunidade única de iniciar negociações globais e criar oportunidades ao redor do mundo."

A administração está ansiosa para completar o acordo comercial antes de julho de 2007.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286406/visualizar/